SÃO JOÃO NEPOMUCENO - JAN NEPOMUCKY

134 ANOS OU 173 ANOS?



Por José Carlos Barroso

Desde que começamos a estudar profundamente a historia de nosso Município muito nos intrigou as controvérsias de datas, até que levado pelas explicações e estudos do historiador e professor Cláudio Heleno Machado, resolvemos suscitar questões, sabedores de que qualquer atitude poderia estar revolucionando uma historia contada há tempos nos bancos escolares.

Foi como Superintendente da Fundação Cultural São João Nepomuceno, e no ano de 2003, que escrevendo a história do Município, seus grandes vultos, e suas instituições através dos tempos, além de algumas curiosidades, com as quais nos deparamos ao longo de nosso trabalho, é que propusemos uma reconstrução, um resgate mesmo, dos fatos históricos esperando que nossas autoridades aceitassem nossas posições e ponderações em torno da questão e se unissem e comungassem conosco desse esforço.

Infelizmente assim não entenderam, e todo o nosso esforço, foi interrompido, até que somente agora no ano de 2010, que a Fundação Cultural, acatando os nossos estudos e, ainda do historiador André Cabral, aquela proposição revolucionaria da história foi levada até nossa Câmara de Vereadores, quando então vimos coroada nossa proposição, isto em 29 de abril de 2010.

Não passam elas de simples afirmações evasivas e desconexas, são todas oriundas de profunda pesquisa e estudo além de serem embasadas no relato e conhecimento de grandes nomes e de importantes historiadores, como o Cônego Raimundo Trindade, Celso Falabella de Figueiredo Castro, Dr. José de Castro Azevedo, Dr. Paulo Roberto Medina, Padre Dr. José Vicente César, Professor Cláudio Heleno Machado, Professor Antonio Henrique Duarte Lacerda do Arquivo Público de Juiz de Fora, e agora André Cabral, dentre outros, todos amparados por rica bibliografia oriunda de arquivos, jornais e livros.

O importante é que não esmorecemos e, sempre esperamos, que nossas autoridades permanecessem solidárias à nossa proposta e pudessem endossá-las unindo esforços na tentativa de reconstrução e recuperação da história de nossa São João Nepomuceno

Para que nossos jovens, e crianças em particular pudessem ter em mãos um compêndio contendo um pouco de nossa história, para suas pesquisas, e conhecimento, e que nossos professores deste trabalho se utilizassem para seus estudos e informações profissionais, apresentamos no ano de 2003 no Jornal O SUL DA MATA, a primeira edição dessa historia tão rica.


E foi com este mesmo pensamento que abraçamos a ideia e que só agora entregamos a todos por este blog São João Nepomuceno (JAM NEPOMUCKY como o fruto de uma união de pensamentos e esforços.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

"UM HOMEM DE DOIS PARAMETROS A EDUCAÇÃO E A FAMILIA" UBI BARROSO SILVA

Por José Carlos Barroso

O Professor Ubi Barroso Silva nasceu em São João Nepomuceno, aos nove dias do mês de abril do ano de 1926.
Era filho de José Barroso Silva alfaiate em São João Nepomuceno onde foi também Delegado Municipal e, de Dona Amélia Lacava Silva filha de imigrantes italianos aqui radicados e, uma grande costureira .
O Professor Ubi Barroso Silva fez seus estudos iniciais na Escola Estadual Coronel José Braz, hoje Escola Municipal Coronel José Braz e o curso ginasial no Ginásio São João Nepomuceno.
Com apenas quatorze anos já era professor da Escola Remington Rand em São João Nepomuceno onde lecionava datilografia tendo sido alvo de distinção pela diretoria da Remington Rand no Brasil em uma carta dirigida aos diretores da Escola em São João Nepomuceno, o Professor Dr. Rui Barroso Silva e o Dr. José de Castro Azevedo, carta essa que o qualificava de “menino prodígio” pela sua destreza e conhecimento sobre a máquina de escrever.
Quando seu pai se transferiu para o Rio de Janeiro para lá exercer o oficio de alfaiate fez ele o curso secundário no Colégio Pedro II na cidade do Rio de Janeiro.
Trabalhando na oficina de seu pai ao lado de seus irmãos e em uma tipografia, quando se transferiu para São João Nepomuceno e aos dezoito anos já era professor do curso ginasial, quando o seu irmão o Dr. Rui Barroso Silva em janeiro de 1945 adquiriu o Ginásio São João Nepomuceno e a Escola Normal Dona Prudenciana em sociedade com o Professor Nilo Camilo Ayupe, ocupando ele a cadeira de Geografia.
Freqüentou uma série numerosa de cursos complementares entre os quais: Curso de Aperfeiçoamento de Professores promovido pelo SENAC MG, em 1952, Curso de Aperfeiçoamento de Professores promovido pela CADES em Ubá (Campanha de Aperfeiçoamento e Desenvolvimento do Ensino Secundário), Curso promovido pela CADES em Cataguases no ano de 1962, tendo coordenado o referido curso o Professor David Arão Reis do Colégio Pedro II RJ, quando o Professor alcançou o primeiro lugar na turma dirigida pelo Professor José Cardoso também do Colégio Pedro II RJ, em 1971 o Curso de Desenvolvimento Integral – Extensão Universitária, realizado sob os auspícios da Universidade Católica de Minas Gerais, de 10 a 12 de junho de 1971 o Curso de Psicopedagogia Familiar, ministrado pela Professora Maria Junqueira Schimidt do Movimento Familiar Cristão, de 30 de agosto a 28 de novembro de 1971 fez o Curso da ADESG (Associação dos Diplomandos da Escola Superior de Guerra).
Participou ainda do Segundo Congresso do Ensino Normal COBEN em 1968, do XIII CONEPE (Congresso de Estabelecimentos de Particulares Ensino).
Em 1946 esses dois professores requereram ao MEC o funcionamento do curso comercial tendo esse sido autorizado em 26.09.46 data em que então fundaram a Escola Técnica de Comercio de São João Nepomuceno.
No ano de 1949 em outubro precisamente se afasta da sociedade o Professor Nilo Camilo Ayupe, quando então os professores Ubi Barroso Silva e Ari Barroso Silva adquiriram a parte do professor Nilo no condomínio, passando então os educandários a serem dirigidos pelos três irmãos.
Neste mesmo ano casa-se com a Professora Dona Dila Henriques Barroso filha de Basílio Henriques Pereira Filho e de Maria Teixeira de Mendonça, com a qual teve cinco filhos: José Carlos, Paulo Roberto, Maria Teresa, Carlos Roberto e Maria Amélia.
Em 1952 deixa a direção o Professor Ari Barroso Silva ficando então a gerência o Educandário com os irmãos Professores Rui Barroso Silva e Ubi Barroso Silva.
O Professor Ubi Barroso Silva durante os seus quarenta e dois anos dedicados à educação de jovens são-joanenses exerceu com dedicação diversas funções naquela instituição educacional como secretario, tesoureiro, professor e diretor.
Foi ele professor de Geografia, Matemática, Organização Social e Política Brasileira, Educação Moral e Cívica, História
Foi aluno distinguido em diversos cursos que freqüentou, cursos preparatórios para professores, estes oferecidos pela CADES nas disciplinas de Geografia e Matemática alcançando em todos o primeiro lugar.
Foi ele aluno de renomados professores, todos autores de livros e de coleções didáticas como os consagrados Malba Tahan, Oswaldo Saggioro, Arão Reis, José Cardoso e David Marcio.
Fundou ainda durante os anos de dedicação a educação e cultura são-joanense no ano de 1970 o Curso Cientifico, o Curso de Auxiliar de Laboratório de Análises Químicas, o Curso Preparatório para o vestibular em convenio com o curso CAVE CAVEME de Juiz de Fora, em 1985 fundou os cursos de Estudos Adicionais em Pré Escolar e Comunicação, em 1986 fez funcionar o 1º grau de 1ª a 4ª séries.
Foi também ele fundador do Colégio Farmacêutico José Andrade na cidade de Descoberto proporcionando aquele povo também oportunidade para se estudar, sem ter que se ausentar da cidde.
O professor Ubi Barroso Silva ao lado de sua fiel companheira Dona Dila Henriques Barroso em 16 de maio de 1983 foi distinguido pela Câmara Municipal de São João Nepomuceno, com o título honorifico de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados ao Município no setor educacional.
Também foi distinguido pelo mesmo fato pelo Clube Democráticos, pela Escola Estadual Oswaldo Cruz, e no ano de 1974 o Lions Clube de São João Nepomuceno lhe agraciou com o titulo de “Pai do Ano”. Por diversas vezes foi homenageado pelo corpo docente e discente dos Colégios onde lecionou e dirigiu sendo paraninfo e patrono de inúmeras turmas. Pela Polícia Militar do Estado de Minas Gerais como “CIDADÃO AMIGO NÚMERO UM DA POLÍCIA” e o de “Benemérito” da Policia Militar do estado de Minas Gerais no ano de 1974.
Foi ele associado de diversas entidades sociais, recreativas e esportivas de São João Nepomuceno como Democráticos, Trombeteiros, Botafogo, Mangueira e da Escola de Samba Avenida Carlos Alves da qual foi seu presidente e no ano de 1985 foi agraciado também com o diploma de benemérito daquela entidade carnavalesca.
O Professor Ubi Barroso Silva foi também membro destacado na ABEM tendo sido Presidente do Conselho Deliberativo.
Foi ainda o Professor Ubi Barroso Silva por cerca de vinte e cinco anos consecutivos Escrivão da Policia Civil de Minas Gerais aprovado em primeiro lugar em concurso publico para o cargo. Venceu o Professor as diversas categorias dentro da Polícia Civil, como escrivão de 1ª, 2ª, 3ª classes e de Classe Especial e da mesma se retirando por pedido de exoneração.
O Professor foi também distinguido proprietário rural, criador de bovinos da raça holandesa e, um dos pioneiros na técnica de inseminação artificial desses animais no Município, foi também criador de eqüinos da raça manga-larga marchador, tendo seus animais sido premiado em diversas Exposições Agropecuárias
Já combalido pela doença o Professor Ubi Barroso Silva veio a falecer em 15 de setembro de 1986, tendo seu sepultamento sido bastante concorrido, prova de sua estima e de seu grande significado para o povo são-joanense.
A verdadeira multidão que velou o seu corpo no Colégio a que tanto dedicou o acompanhou até o tumulo, quando lhe foram prestadas diversas homenagens entre estas a frase que foi proferida pelo então Deputado Federal Silvio de Abreu Junior seu amigo particular: “Um homem de dois parâmetros, a educação e a família” e que seus filhos fizeram inserir em lápide pois bem representa e traduz a vida do grande educador.
O Prefeito Municipal decretou luto oficial por três dias e a bandeira do Município foi hasteada no parlatório da Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno em honra a memória de um de seus filhos mais ilustres. Assim como a Câmara Municipal enviou à família voto de pesar por seu passamento.
As Policias Militar e Civil de Minas Gerais prestaram significativas homenagens durante o funeral tendo suas viaturas acompanhado o cortejo fúnebre e as sirenes destes, sido acionadas durante o mesmo, quando o povo consternado conduzia o corpo do professor amigo até a sua última morada.
Da mesma forma os alunos de todos os educandários são-joanenses de 1º e 2º graus devidamente uniformizados perfilavam em honra ao grande professor.
A Voz de São João, semanário tradicional e mais antigo da cidade dedicou várias linhas ao passamento do professor, assim como várias pessoas entre amigos, admiradores, alunos e ex-alunos se manifestaram sobre o passamento do conceituado lente.
Também o Jornal semanário “O Coreto” de Descoberto prestou em suas páginas homenagens ao grande educador responsável pela introdução da instrução secundaria naquele município vizinho, fazendo inserir em suas páginas várias homenagens de reconhecimento.
Já o Tribunal de Alçadas de Minas Gerais por solicitação do Juiz e Desembargador Paulo Geraldo Medina também seu ex-aluno registrou voto de pesar pelo passamento do Professor Ubi Barroso Silva e ele assim justificou o Dr. Paulo Geraldo seu voto “ A minha cidade, pela ausência do Professor Ubi Barroso Silva, sente arrancado de suas entranhas o seu maior educador”
Centenas de cartões, cartas, ofícios de várias entidades, telegramas e milhares de mensagens, oriundas de toda parte do Brasil e exterior escritas por alunos, ex-alunos, amigos e parentes foram passadas à família enlutada e o comercio são-joanense em homenagem ao grande homem da educação fechou suas portas prestando uma ultima homenagem a ele, que ensinou a várias gerações fundamentos morais, religiosos, éticos, sociais e técnicos.
Até os dias de hoje não são raras as homenagens que são prestadas ao simples são-joanense filho de alfaiate, que foi indicado por Deus para ensinar aos grandes como ser pequeno.
Hoje em sua terra natal, São João Nepomuceno, o povo o perpetuou dando a uma de suas ruas o seu nome, assim como por solicitação de uma ex-aluna, naquela época Diretora de Escola Estadual a Sra Maria Carmem Silva, a Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais prontamente acatou sua proposição tendo a Escola Estadual São João Nepomuceno Pré-Escolar passado a se denominar Escola Estadual Professor Ubi Barroso Silva Pré-Escolar.
Hoje a escola com o advento da lei que estabeleceu a municipalização do ensino no Estado de Minas Gerais esta a mesma integrada ao Município de São João Nepomuceno com o nome de Escola Municipal Professor Ubi Barroso Silva Pré-Escolar, um preito de gratidão ao grande são-joanense.
Assim o professor Ubi é nome de uma Escola, uma “Escola de Anjinhos” , como ele carinhosamente se referia a seus alunos.
Findamos com uma pergunta. Pergunta esta feita pelo Vereador Luiz Navarro Ribeiro, quando o emérito educador recebia por Projeto de Lei de sua autoria o titulo honorifico de honra ao mérito do poder Legislativo de São João Nepomuceno:
“O que seria da cultura e da inteligência são-joanense não fosse a pujança e a grandeza do instituto Barroso, por traz das quais se destaca, vitoriosamente, a personalidade do estimado e queridíssimo, Ubi Barroso Silva”.

Um comentário:

  1. Boa noite! Hoje fiz meu pai Francisco da Costa e Silva (filho de Rodolpho (Dolfinho) Barroso Silva e Maria José,voltar ao passado, sua infância em S. J. de Nepomuceno. Lembrou de seus primos Ari, Ubi e Rui, o Grupo Escolar Coronel José Brás, onde estudou na idade de 5 anos, a fábrica de tecido, de gelo e laticínios. Veio para o Rio de Janeiro com 6 anos, onde morou com seu tio José Barroso Silva (tio Juca). Adorei o blog, pois conheci um pouco da história de meu pai. Obrigada!

    ResponderExcluir

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO 1925

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO 1925

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO

NOSSAS MONTANHAS

NOSSAS MONTANHAS
UAI! SÃO AS MONTANHAS DE MINAS

TURMA DA 8ª SÉRIE DA E.M.CORONEL JOSÉ BRAZ

TURMA DA 8ª SÉRIE DA E.M.CORONEL JOSÉ BRAZ

SEM PALAVRAS!

SEM PALAVRAS!

A FABRICA DE TECIDOS

A FABRICA DE TECIDOS
FUNDADA EM 1895

ESCOLA CENTENÁRIA

ESCOLA CENTENÁRIA
ESCOLA MUNICIPAL CORONEL JOSÉ BRAZ

FANFARRA DO INSTITUTO BARROSO

FANFARRA DO INSTITUTO BARROSO
EM SEU INICIO

VISTA PARCIAL

VISTA PARCIAL
vista da matriz -São João a noite

A PREFEITURA HOJE

A PREFEITURA HOJE

O SOBRADO DE DONA PRUDENCIANA

O SOBRADO DE DONA PRUDENCIANA
O que restou da historia? UMA FOTO!!!