SÃO JOÃO NEPOMUCENO - JAN NEPOMUCKY

134 ANOS OU 173 ANOS?



Por José Carlos Barroso

Desde que começamos a estudar profundamente a historia de nosso Município muito nos intrigou as controvérsias de datas, até que levado pelas explicações e estudos do historiador e professor Cláudio Heleno Machado, resolvemos suscitar questões, sabedores de que qualquer atitude poderia estar revolucionando uma historia contada há tempos nos bancos escolares.

Foi como Superintendente da Fundação Cultural São João Nepomuceno, e no ano de 2003, que escrevendo a história do Município, seus grandes vultos, e suas instituições através dos tempos, além de algumas curiosidades, com as quais nos deparamos ao longo de nosso trabalho, é que propusemos uma reconstrução, um resgate mesmo, dos fatos históricos esperando que nossas autoridades aceitassem nossas posições e ponderações em torno da questão e se unissem e comungassem conosco desse esforço.

Infelizmente assim não entenderam, e todo o nosso esforço, foi interrompido, até que somente agora no ano de 2010, que a Fundação Cultural, acatando os nossos estudos e, ainda do historiador André Cabral, aquela proposição revolucionaria da história foi levada até nossa Câmara de Vereadores, quando então vimos coroada nossa proposição, isto em 29 de abril de 2010.

Não passam elas de simples afirmações evasivas e desconexas, são todas oriundas de profunda pesquisa e estudo além de serem embasadas no relato e conhecimento de grandes nomes e de importantes historiadores, como o Cônego Raimundo Trindade, Celso Falabella de Figueiredo Castro, Dr. José de Castro Azevedo, Dr. Paulo Roberto Medina, Padre Dr. José Vicente César, Professor Cláudio Heleno Machado, Professor Antonio Henrique Duarte Lacerda do Arquivo Público de Juiz de Fora, e agora André Cabral, dentre outros, todos amparados por rica bibliografia oriunda de arquivos, jornais e livros.

O importante é que não esmorecemos e, sempre esperamos, que nossas autoridades permanecessem solidárias à nossa proposta e pudessem endossá-las unindo esforços na tentativa de reconstrução e recuperação da história de nossa São João Nepomuceno

Para que nossos jovens, e crianças em particular pudessem ter em mãos um compêndio contendo um pouco de nossa história, para suas pesquisas, e conhecimento, e que nossos professores deste trabalho se utilizassem para seus estudos e informações profissionais, apresentamos no ano de 2003 no Jornal O SUL DA MATA, a primeira edição dessa historia tão rica.


E foi com este mesmo pensamento que abraçamos a ideia e que só agora entregamos a todos por este blog São João Nepomuceno (JAM NEPOMUCKY como o fruto de uma união de pensamentos e esforços.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O PREDIO DO FORUM - Hoje Escola Municipal Dr Augusto Gloria

Por Dr. José de Castro Azevedo e
adaptações de José Carlos Barroso


A construção do Edifício para abrigar o Fórum de São João Nepomuceno se deu no ano de 1985 e foi obra do eminente médico e homem público referencial como administrador publico e um dos mais importantes Senadores da Província que a historia conheceu o Dr. Carlos Alves, quando Agente Executivo tendo a Comarca naquele prédio funcionado até os anos 50.
O majestoso edifício ainda se encontra no largo da matriz (praça 13 de maio) abrigando hoje o Colégio Dr. Augusto Glória.
Além do prédio guardamos ainda como relíquias do município os lustres (uma linda peça com pingentes e toda em vidro) e quatro plafonniers (lustres menores) que são citados pelo saudoso Historiador, Professor e Magistrado Dr. José de castro Azevedo em artigos publicados em Voz de São João. Relíquias guardadas no novo edifício do Fórum à Praça dos Expedicionários ornamentando o salão de Júri. Outras relíquias da mesma época lá se encontram também, como os dois recipientes (urnas) utilizados para se sortear o corpo de jurados. Alias em 1916 procedeu-se uma reforma no edifício do Fórum, quando foram gastos 4:000$000, incluindo-se a aquisição do referido lustre e quatro plafonniers por 700$000.
A Comarca de São João Nepomuceno foi criada pela lei nº 11, de 13 de novembro de 1891 e instalada em 10 de março de 1892.
Abaixo o termo de “audiência especial para instalação da Comarca”
Aos dez de março de 1892, nesta cidade de São João Nepomuceno, no Fórum, presente o Dr. Antonio Raymundo Tavares Belfort Juiz de Direito desta Comarca, às doze horas do dia, pelo Juiz foi dito que estando designado por acto de 03 de março do corrente ano , a installação da Câmara de São João Nepomuceno, e havendo elle Juiz , prestado juramento e tomado posse na forma da lei em 27 do mês ultimo declarava installada a Comarca para todos os effeitos e assumia o cargo de Juiz de Direito para o qual fora nomeado por acto de 22 do referido mez de fevereiro. E como não houvesse ainda recebido o Snr. Dr. Promotor Publico da dita Comarca o seu respectivo titulo nomeava interinamente o Advogado Coelho Gomes a quem convidava para exercer previamente juramentado procedendo-se procedendo-se quanto a falta de Juiz substituto na forma legal. Oficie-se ao Sr. Dr. Juiz Municipal a instalação. Nada mais houve assignado. Eu Antonio Lopes dos Santos, Escrivão o escrevi. Tavares Belfort, José Coelho gs, Firmino José dos Santos, Eugenio de Freitas Malta livro 1, fls 1, Cart 1º Oficio.
Revela notar que a audiência supra já fora realizada no belo prédio que até bem poucos meses era o nosso Fórum, construído em 1888, com o produto de duas exposições e uma subscrição publica, não concorrendo o Estado com a mínima parcela para a obra.
A época da instalação nos idos de 1892, exercia o cargo de Juiz de Órfãos o dr. Washington Badaró advogando no Fórum local e o dr. Pe. Luiz Lopes Teixeira, dr. Tobias dos Santos Siqueira Tolendal, dr. Gregório, Major malta, dr. Ulisses de Carvalho Soares Brandão, Joaquim Manoel Ferreira, dr. Rodolfo Ferreira e o dr. Coelho Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO 1925

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO 1925

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO

NOSSAS MONTANHAS

NOSSAS MONTANHAS
UAI! SÃO AS MONTANHAS DE MINAS

TURMA DA 8ª SÉRIE DA E.M.CORONEL JOSÉ BRAZ

TURMA DA 8ª SÉRIE DA E.M.CORONEL JOSÉ BRAZ

SEM PALAVRAS!

SEM PALAVRAS!

A FABRICA DE TECIDOS

A FABRICA DE TECIDOS
FUNDADA EM 1895

ESCOLA CENTENÁRIA

ESCOLA CENTENÁRIA
ESCOLA MUNICIPAL CORONEL JOSÉ BRAZ

FANFARRA DO INSTITUTO BARROSO

FANFARRA DO INSTITUTO BARROSO
EM SEU INICIO

VISTA PARCIAL

VISTA PARCIAL
vista da matriz -São João a noite

A PREFEITURA HOJE

A PREFEITURA HOJE

O SOBRADO DE DONA PRUDENCIANA

O SOBRADO DE DONA PRUDENCIANA
O que restou da historia? UMA FOTO!!!