INTRODUÇÃO:
Na edição histórica do Jornal O Sul da Mata contando a passagem de D. Pedro I a São João Nepomuceno em 1881. Relatamos que sua viagem teve como cunho a vistoria das obras de construção da estrada de ferro. Pois bem, agora um breve histórico nos relata data das construções e aspectos importantes até o termino das atividades.
Algumas curiosidades ilustram o texto história para que se conheça a importância desta estrada para o escoamento da produção da região. Até hoje ficamos sem entender o porque de sua paralisação porque o que foi divulgado já ficou provado que não é a verdade. Bem isto já é outro assunto, certo mesmo é que saudosamente nos lembramos de nossas viagens de trem. Aliás era muito interessante o movimento dos trens e as brincadeiras de criança.
Puxar o registro de ar dos freios e sair correndo divertia a molecada, como saber que as galinhas e os porcos fugiram porque algum moleque abriu as gaiolas do trem. Bater o sino não podia, mas então era brincadeira preferencial, que vinha acompanhada sempre de uma boa esculhambação. Já vem o bolote turma.
Esperar o movimento do trem no carnaval era passatempo dos bons, como apreciar o movimento dos maquinistas com aquele gigante de ferro.
São histórias de um tempo que já se vão pelo tempo.
São histórias de um tempo que já se vão pelo tempo.
HISTORICO DA LINHA:
Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre Rios (Três Rios) e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em 1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo “tráfego suspenso”.
A estação de São João Nepomuceno foi inaugurada em 1880 pela Cia. União Mineira, e incorporada, com a linha, pela E. F. Leopoldina em 1884. Ela fazia parte originalmente do ramal de Serraria, desativado em 1904 e com esse trecho da linha incorporado à linha Três Rios-Ubá.
Na linha que passava por São João Nepomuceno rodaram trens de passageiros até a primeira metade dos anos 70, e foi suprimida oficialmente somente em 1994, depois de anos sem uso. A estação foi desativada em 02/2002.
Uso atual: estação rodoviária
Uso atual: estação rodoviária
Curiosidade: Os tijolos utilizados na construção da Estação vieram da Inglaterra . Já as telhas vieram da França. O transporte utilizado foi o navio e estes materiais vieram como lastro dos navios, uma vez não podiam retornar da Europa vazios.
Detalhes:
Cia.UniãoMineira(1880-1884)Linha de Caratinga - km 282 (1980)
Inauguração: 12.1880
E. F. Leopoldina (1884-1971)Refesa (1971-1994)
Detalhes:
Cia.UniãoMineira(1880-1884)Linha de Caratinga - km 282 (1980)
Inauguração: 12.1880
E. F. Leopoldina (1884-1971)Refesa (1971-1994)
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