SÃO JOÃO NEPOMUCENO - JAN NEPOMUCKY

134 ANOS OU 173 ANOS?



Por José Carlos Barroso

Desde que começamos a estudar profundamente a historia de nosso Município muito nos intrigou as controvérsias de datas, até que levado pelas explicações e estudos do historiador e professor Cláudio Heleno Machado, resolvemos suscitar questões, sabedores de que qualquer atitude poderia estar revolucionando uma historia contada há tempos nos bancos escolares.

Foi como Superintendente da Fundação Cultural São João Nepomuceno, e no ano de 2003, que escrevendo a história do Município, seus grandes vultos, e suas instituições através dos tempos, além de algumas curiosidades, com as quais nos deparamos ao longo de nosso trabalho, é que propusemos uma reconstrução, um resgate mesmo, dos fatos históricos esperando que nossas autoridades aceitassem nossas posições e ponderações em torno da questão e se unissem e comungassem conosco desse esforço.

Infelizmente assim não entenderam, e todo o nosso esforço, foi interrompido, até que somente agora no ano de 2010, que a Fundação Cultural, acatando os nossos estudos e, ainda do historiador André Cabral, aquela proposição revolucionaria da história foi levada até nossa Câmara de Vereadores, quando então vimos coroada nossa proposição, isto em 29 de abril de 2010.

Não passam elas de simples afirmações evasivas e desconexas, são todas oriundas de profunda pesquisa e estudo além de serem embasadas no relato e conhecimento de grandes nomes e de importantes historiadores, como o Cônego Raimundo Trindade, Celso Falabella de Figueiredo Castro, Dr. José de Castro Azevedo, Dr. Paulo Roberto Medina, Padre Dr. José Vicente César, Professor Cláudio Heleno Machado, Professor Antonio Henrique Duarte Lacerda do Arquivo Público de Juiz de Fora, e agora André Cabral, dentre outros, todos amparados por rica bibliografia oriunda de arquivos, jornais e livros.

O importante é que não esmorecemos e, sempre esperamos, que nossas autoridades permanecessem solidárias à nossa proposta e pudessem endossá-las unindo esforços na tentativa de reconstrução e recuperação da história de nossa São João Nepomuceno

Para que nossos jovens, e crianças em particular pudessem ter em mãos um compêndio contendo um pouco de nossa história, para suas pesquisas, e conhecimento, e que nossos professores deste trabalho se utilizassem para seus estudos e informações profissionais, apresentamos no ano de 2003 no Jornal O SUL DA MATA, a primeira edição dessa historia tão rica.


E foi com este mesmo pensamento que abraçamos a ideia e que só agora entregamos a todos por este blog São João Nepomuceno (JAM NEPOMUCKY como o fruto de uma união de pensamentos e esforços.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

A ESTRADA DE FERRO E A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA EM SÃO JOÃO NEPOMUCENO

José Carlos Barroso

INTRODUÇÃO:


Na edição histórica do Jornal O Sul da Mata contando a passagem de D. Pedro I a São João Nepomuceno em 1881. Relatamos que sua viagem teve como cunho a vistoria das obras de construção da estrada de ferro. Pois bem, agora um breve histórico nos relata data das construções e aspectos importantes até o termino das atividades.

Algumas curiosidades ilustram o texto história para que se conheça a importância desta estrada para o escoamento da produção da região. Até hoje ficamos sem entender o porque de sua paralisação porque o que foi divulgado já ficou provado que não é a verdade. Bem isto já é outro assunto, certo mesmo é que saudosamente nos lembramos de nossas viagens de trem. Aliás era muito interessante o movimento dos trens e as brincadeiras de criança.

Puxar o registro de ar dos freios e sair correndo divertia a molecada, como saber que as galinhas e os porcos fugiram porque algum moleque abriu as gaiolas do trem. Bater o sino não podia, mas então era brincadeira preferencial, que vinha acompanhada sempre de uma boa esculhambação. Já vem o bolote turma.

Esperar o movimento do trem no carnaval era passatempo dos bons, como apreciar o movimento dos maquinistas com aquele gigante de ferro.
São histórias de um tempo que já se vão pelo tempo.

HISTORICO DA LINHA:
Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre Rios (Três Rios) e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em 1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo “tráfego suspenso”.


Situação atual da linha: sem trilhos


A ESTAÇÃO e os TRENS:

A estação de São João Nepomuceno foi inaugurada em 1880 pela Cia. União Mineira, e incorporada, com a linha, pela E. F. Leopoldina em 1884. Ela fazia parte originalmente do ramal de Serraria, desativado em 1904 e com esse trecho da linha incorporado à linha Três Rios-Ubá.


Na linha que passava por São João Nepomuceno rodaram trens de passageiros até a primeira metade dos anos 70, e foi suprimida oficialmente somente em 1994, depois de anos sem uso. A estação foi desativada em 02/2002.
Uso atual: estação rodoviária


Curiosidade: Os tijolos utilizados na construção da Estação vieram da Inglaterra . Já as telhas vieram da França. O transporte utilizado foi o navio e estes materiais vieram como lastro dos navios, uma vez não podiam retornar da Europa vazios.


Detalhes:
Cia.UniãoMineira(1880-1884)Linha de Caratinga - km 282 (1980)
Inauguração: 12.1880
E. F. Leopoldina (1884-1971)Refesa (1971-1994)

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