SÃO JOÃO NEPOMUCENO - JAN NEPOMUCKY

134 ANOS OU 173 ANOS?



Por José Carlos Barroso

Desde que começamos a estudar profundamente a historia de nosso Município muito nos intrigou as controvérsias de datas, até que levado pelas explicações e estudos do historiador e professor Cláudio Heleno Machado, resolvemos suscitar questões, sabedores de que qualquer atitude poderia estar revolucionando uma historia contada há tempos nos bancos escolares.

Foi como Superintendente da Fundação Cultural São João Nepomuceno, e no ano de 2003, que escrevendo a história do Município, seus grandes vultos, e suas instituições através dos tempos, além de algumas curiosidades, com as quais nos deparamos ao longo de nosso trabalho, é que propusemos uma reconstrução, um resgate mesmo, dos fatos históricos esperando que nossas autoridades aceitassem nossas posições e ponderações em torno da questão e se unissem e comungassem conosco desse esforço.

Infelizmente assim não entenderam, e todo o nosso esforço, foi interrompido, até que somente agora no ano de 2010, que a Fundação Cultural, acatando os nossos estudos e, ainda do historiador André Cabral, aquela proposição revolucionaria da história foi levada até nossa Câmara de Vereadores, quando então vimos coroada nossa proposição, isto em 29 de abril de 2010.

Não passam elas de simples afirmações evasivas e desconexas, são todas oriundas de profunda pesquisa e estudo além de serem embasadas no relato e conhecimento de grandes nomes e de importantes historiadores, como o Cônego Raimundo Trindade, Celso Falabella de Figueiredo Castro, Dr. José de Castro Azevedo, Dr. Paulo Roberto Medina, Padre Dr. José Vicente César, Professor Cláudio Heleno Machado, Professor Antonio Henrique Duarte Lacerda do Arquivo Público de Juiz de Fora, e agora André Cabral, dentre outros, todos amparados por rica bibliografia oriunda de arquivos, jornais e livros.

O importante é que não esmorecemos e, sempre esperamos, que nossas autoridades permanecessem solidárias à nossa proposta e pudessem endossá-las unindo esforços na tentativa de reconstrução e recuperação da história de nossa São João Nepomuceno

Para que nossos jovens, e crianças em particular pudessem ter em mãos um compêndio contendo um pouco de nossa história, para suas pesquisas, e conhecimento, e que nossos professores deste trabalho se utilizassem para seus estudos e informações profissionais, apresentamos no ano de 2003 no Jornal O SUL DA MATA, a primeira edição dessa historia tão rica.


E foi com este mesmo pensamento que abraçamos a ideia e que só agora entregamos a todos por este blog São João Nepomuceno (JAM NEPOMUCKY como o fruto de uma união de pensamentos e esforços.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

CLUBE CARNAVALESO TROMBETEIROS & O NOVO CLUBE TROMBETEIROS DE MOMO

Por José Carlos Barroso
e Fábio Campos Bastos

A história do Novo Clube Trombeteiros de Momo esta intimamente ligada ao carnaval de São João Nepomuceno assim como ligada está ao Clube Carnavalesco Democráticos de São João uma vez ambos nasceram da dissensão do Clube Carnavalesco Filhos do Diabo e foi o carnaval o motivo principal, que levou o são-joanense a construir o Clube.
Nos conta a história que muito antes disto nosso povo já apreciava os préstitos, pois nas posturas da Câmara Municipal, elaboradas em 1854 já se proibia o “jogo do entrudo” que foi o precursor do carnaval brasileiro, que tem como certidão de batismo uma portaria do chefe de policia do Rio de Janeiro publicada no ano anterior, como o mesmo teor da lei são-joanense.O povo de São João Nepomuceno passou a seguir a tendência, que transformou o carnaval em uma festa nacional, disseminando a construção de clubes carnavalescos.
Em 1907 alguns foliões da cidade fundaram o Clube Carnavalesco Filhos do Inferno e os festejos de momo se tornaram uma coqueluche na pequena cidade de São João Nepomuceno, como nos conta o jornal Voz de São João, folha semanal de 1908. Naquela época o ponto alto do carnaval era o préstito que acontecia na terça feira gorda, que além dos carros alegóricos trazia também os “carros de critica”, quando os foliões pequenos esquetes jocosos, cantando versos alusivos aos problemas da cidade e tudo que servia no dia a dia como mexerico para o povo.
Porém foi uma divergência entre os diretores do Clube Carnavalesco Filhos do Inferno, que contribuiu para a ferrenha rivalidade aqui iniciada no ano de 1913.
Em função desta rivalidade os adeptos do “Filhos do Inferno” se dividiram em duas facções inviabilizando a convivência entre os seus adeptos e redundou na dissolução do clube e o nascimento de duas outras associações: o Clube Carnavalesco Democráticos de São João e o Clube Carnavalesco Trombeteiros de Momo.
Nos anos que se seguiram cresceu a rivalidade e já no ano de 1914 ocorria o primeiro carnaval com os novos clubes e também as “ferinas críticas”, que agora não mais eram dirigidas aos problemas cotidianos da cidade e aos acontecimentos que geravam os famosos mexericos, passaram a ser dirigidas ao clube oponente e que gerava uma sucessão de replicas e treplicas.
No ano seguinte a rivalidade era tão grande que o delegado de policia proibiu às vésperas do carnaval “criticas ofensivas a qualquer clubs” (Voz do Povo, nº 326 de 14 de fevereiro de 1915) e determinou também itinerários diferentes para os préstitos das duas associações, de maneira a evitar o embate entre trombeteiros e democráticos.
Daí para frente o que se viu foi uma disputa ferrenha para ver qual clube fazia o melhor carnaval pela avaliação que o povo fazia dos préstitos não se chegando a um consenso uma vez esse publico já se dividira pela paixão clubística, provocando polemicas informais em cada canto e no próprio semanário, logo após os acontecimentos de momo.
Dois fatos ocorridos em 1917 foram importantes para a consolidação do clubismo e da rivalidade em São João, primeiro a promoção de festas concomitantes nos dois clubes o que estendia o tempo de carnaval para o mês de janeiro, com os concorridíssimos pré- carnavalescos e o outro a construção da sede social do Clube Democráticos, inaugurada pelo Agente Executivo Dr. Péricles Vieira de Mendonça.
Nem mesmo a primeira guerra mundial que provocara um esvaziamento no carnaval foi suficiente para o declínio da rivalidade clubística o que valeu no ano de 1918 a fundação de dois outros clubes desta vez de futebol, mantendo assim a rivalidade na mesma proporção dos dois clubes sociais.
Mas o pós-guerra contribuiu para com as dificuldades econômicas e com isso ocorreu a inviabilidade da ocorrência dos préstitos que eram dispendiosos para os clubes, agravando a crise já instalada nos trombeteiros diante de um rival extremamente consolidado e que contava com a elite cafeeira e dos proprietários da Cia de Fiação e Tecidos Sarmento.
O esvaziamento da rivalidade perdura até o ano de 1923, quando uma comissão formada pelos senhores: Hugo Pavanelli, Walfrido da Silva Moura, Homero Martins de Oliveira, Valetim Verardo e Eduardo Pulier, precisamente em 18 de janeiro de 1923, expediram convites ao antigos adeptos do Clube Trombeteiros de Momo, para uma reunião no dia 21 de janeiro às 15 horas reunião esta no prédio da firma Verardo e Cia, à rua Visconde do Rio Branco, 26-A, quando foi escolhido o Senhor Heitor Gabriel da Fonseca Barroso para presidi-la. A reunião foi proposta para se fundar então o Novo Clube Trombeteiros de Momo, tendo na mesma o Sr. Heitor afirmado que seriam mantidas as cores do antigo clube Trombeteiros ou seja o vermelho e o verde.
Os senhores Waldemar Coelho e Humberto Sette ainda apresentaram propostas tanto na denominação como nas cores, propostas estas que não estão registradas em atas do Clube. Segunda estas ainda nos revela o Senhor Hermenegildo Romeu Pinguelli usando da palavra disse que o belo sexo Trombeteiro estava em total concordância com o novo título e continuidade das cores que foram sugeridas pelo senhor Heitor Gabriel firmando-se assim os pontos principais, como a data de fundação: 21 de janeiro de 1923 e as cores do Clube: o vermelho e o verde e compondo-se também a primeira diretoria com os senhores: Presidente: Valentim Verardo, vice –presidente: Homero Martins de Oliveira, Tesoureiro: Eduardo Pulier, 1º secretario: Walfrido da Silva Moura, 2º secretario: Marciano Carias. Empossada a diretoria coube a mesma marcar outra reunião para o dia 28 de janeiro para se tratar dos estatutos do Clube e se comunicar ao Clube Democráticos e da União Operária sobre a fundação do Novo Clube Trombeteiros de Momo.
O Clube Trombeteiros entra em nova fase ao adotar o nome de Novo Clube Trombeteiros de Momo e parece também reascender a grande rivalidade, quando então foi constituída varias comissões para a realização do carnaval de 1924 incluindo aí a comissão de críticas formada então por Olyntho Guimarães de Faria, Humberto Sette, Lamounier de Carvalho, Homero Martins de Oliveira, Hugo Pavanelli e Julio Pinguelli.
Em 24 de fevereiro de 1924 nascia então pelos estatutos devidamente registrados o Novo Clube Trombeteiros de Momo, estatuto este que considerou o novo clube como uma sociedade recreativa e beneficente.
Em 13 de abril de 1924 um grupo de senhoritas da sociedade trombeteira apresentou satisfatória quantia para a confecção do estandarte Flâmula e carimbo do novo clube e em 1º de julho do mesmo ano era eleita a primeira diretoria do novo clube de acordo com os estatutos CapII Art. 7 com Julio Pinguelli como Presidente, Joaquim Antonio de Mendonça como Vice-Presidente, Fabio Ferreira como 1º tesoureiro, Bráulio Henriques Furtado como 2º tesoureiro , Fernando Vitoi como 1º Secretario, Sylvio Randal Rodrigues como 2º Secretario e o maestro Olyntho Guimarães como orador.
Mas o ano de 1924 foi ainda o ano dos estudos preliminares para a reconstrução da sede e o assunto dominante na reunião do dia 10 de agosto de 1924 e em 28 de dezembro do mesmo ano em Assembléia Geral Especial foi decidida a continuação dos serviços já iniciados na construção da sede e para tal aprovada concessão de empréstimo. No ano de 1925 era erguido o novo prédio e ao alto se fez instalar uma gigantesca águia símbolo do novo clube.
Tinha com isso reiniciado as criticas e a ferrenha rivalidade entre os dois clubes e os adeptos dos trombeteiros com aquela águia queriam dizer ao clube do galo que ressurgiam das cinzas para de vez conquistarem lugar de destaque na sociedade, era a águia com suas garras e bicos aduncos fazendo do galo seu predileto prato, e foi esta a critica mais ferrenha desenvolvida daquele momento para frente, quando então os dois clubes localizados cada um em extremidades da praça central na época um grande largo e conhecido como 13 de maio em homenagem a abolição da escravatura no Brasil, promoviam festas concomitantemente durante todo ano, como que se preparando para o embate final ou seja no carnaval.
Essa aglutinação da rivalidade se estende até o ano de 1926, quando a rivalidade chega aos extremos na cidade se estendendo para o campo político o que culmina numa grande disputa, na verdade literalmente uma batalha, quando vidas são ceifadas e os clubes praticamente abandonam o carnaval de rua e restringem em realiza-los somente dentro de suas sedes, fato que perduraria até o ano de 1933.
Já o ano de 1934 é marcado pela volta dos préstitos dos dois clubes e o aparecimento de novas agremiações e nestas houve a disseminação da rivalidade, como foi o caso do Rancho dos Fenianos, composto pela população negra, cujo hino fazia alusão aos clubes Trombeteiros e Democráticos e o Rancho Colar de Pérolas, composto da população mestiça, ou entre o Bloco dos Alinhados e o Bloco dos Turunas.
No ano de 1935 acontece a primeira “batalha de confete” que desde então passa a abrir os festejos de momo e conseqüentemente os debates clubisticos. Era a magnífica “Sesquipedal Batalha de Confetes da Rua do Sarmento”.
A batalha acontecia na principal rua a Coronel José Dutra a popular rua do Sarmento em razão de lá existir a Casa Sarmento. Cada um dos clubes partia de sua sede em direção àquela rua arrebanhado no momento da sua passagem adeptos para a batalha. Quando lá chegavam eram atingidos por uma chuva de confetes e serpentinas, quando uma verdadeira multidão os esperava na tentativa de se tomar o estandarte um do outro para depois rasga-lo.
Mas com a segunda grande guerra mundial os clubes retornam ao interior de suas sedes e promovem uma espécie de trégua ao firmarem acordo no sentido de organizarem seus pré carnavalescos em dias alternados criando assim as famosas sabatinas e domingueiras.
No fim dos anos 40 aparecem as escolas de samba e o carnaval dos dois clubes se sofistica e passam a ser realizados os bailes infantis, coração das rainhas, concursos de fantasias além do tradicional préstito.
A partir de 1953 acontece ainda as chamadas visitas dos clubes, quando uma turma de um clube visitava o outro no ultimo dia de carnaval a terça feira, eram as “embaixadas” portando o estandarte do clube, que era recebido pelos foliões do clube rival assinalando assim a paz temporária, que se estendia até o ano próximo quando se começaria tudo novamente.
Esta aparente trégua entre clubes acabaria por dissipar a rivalidade, que mais tarde foi quase que completamente sepultada com o grande problema financeiro que envolveria o Clube Democráticos, que se viu impedido de dar prosseguimento aos seus famosos bailes carnavalescos.
Um outro fato é que lá pelos anos 70 com os clubes fechados no carnaval nascia o grande carnaval de rua na mesma praça em que começara, afinal por que pagar ingresso em um clube se a musica se fazia contagiante em plena rua ?
Mas em 2000 o Novo Clube Trombeteiros retorna com seus bailes carnavalescos nos dois primeiros dias de carnaval preenchendo uma lacuna de muitos anos o que motivou o seu oponente o Clube Carnavalesco Democráticos a abrir também as suas portas no carnaval de 2004 mesmo que de forma tímida, sem uma banda para animar os foliões já arredios aos tumultos do carnaval popular no meio da rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO 1925

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO 1925

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO

NOSSAS MONTANHAS

NOSSAS MONTANHAS
UAI! SÃO AS MONTANHAS DE MINAS

TURMA DA 8ª SÉRIE DA E.M.CORONEL JOSÉ BRAZ

TURMA DA 8ª SÉRIE DA E.M.CORONEL JOSÉ BRAZ

SEM PALAVRAS!

SEM PALAVRAS!

A FABRICA DE TECIDOS

A FABRICA DE TECIDOS
FUNDADA EM 1895

ESCOLA CENTENÁRIA

ESCOLA CENTENÁRIA
ESCOLA MUNICIPAL CORONEL JOSÉ BRAZ

FANFARRA DO INSTITUTO BARROSO

FANFARRA DO INSTITUTO BARROSO
EM SEU INICIO

VISTA PARCIAL

VISTA PARCIAL
vista da matriz -São João a noite

A PREFEITURA HOJE

A PREFEITURA HOJE

O SOBRADO DE DONA PRUDENCIANA

O SOBRADO DE DONA PRUDENCIANA
O que restou da historia? UMA FOTO!!!