SÃO JOÃO NEPOMUCENO - JAN NEPOMUCKY

134 ANOS OU 173 ANOS?



Por José Carlos Barroso

Desde que começamos a estudar profundamente a historia de nosso Município muito nos intrigou as controvérsias de datas, até que levado pelas explicações e estudos do historiador e professor Cláudio Heleno Machado, resolvemos suscitar questões, sabedores de que qualquer atitude poderia estar revolucionando uma historia contada há tempos nos bancos escolares.

Foi como Superintendente da Fundação Cultural São João Nepomuceno, e no ano de 2003, que escrevendo a história do Município, seus grandes vultos, e suas instituições através dos tempos, além de algumas curiosidades, com as quais nos deparamos ao longo de nosso trabalho, é que propusemos uma reconstrução, um resgate mesmo, dos fatos históricos esperando que nossas autoridades aceitassem nossas posições e ponderações em torno da questão e se unissem e comungassem conosco desse esforço.

Infelizmente assim não entenderam, e todo o nosso esforço, foi interrompido, até que somente agora no ano de 2010, que a Fundação Cultural, acatando os nossos estudos e, ainda do historiador André Cabral, aquela proposição revolucionaria da história foi levada até nossa Câmara de Vereadores, quando então vimos coroada nossa proposição, isto em 29 de abril de 2010.

Não passam elas de simples afirmações evasivas e desconexas, são todas oriundas de profunda pesquisa e estudo além de serem embasadas no relato e conhecimento de grandes nomes e de importantes historiadores, como o Cônego Raimundo Trindade, Celso Falabella de Figueiredo Castro, Dr. José de Castro Azevedo, Dr. Paulo Roberto Medina, Padre Dr. José Vicente César, Professor Cláudio Heleno Machado, Professor Antonio Henrique Duarte Lacerda do Arquivo Público de Juiz de Fora, e agora André Cabral, dentre outros, todos amparados por rica bibliografia oriunda de arquivos, jornais e livros.

O importante é que não esmorecemos e, sempre esperamos, que nossas autoridades permanecessem solidárias à nossa proposta e pudessem endossá-las unindo esforços na tentativa de reconstrução e recuperação da história de nossa São João Nepomuceno

Para que nossos jovens, e crianças em particular pudessem ter em mãos um compêndio contendo um pouco de nossa história, para suas pesquisas, e conhecimento, e que nossos professores deste trabalho se utilizassem para seus estudos e informações profissionais, apresentamos no ano de 2003 no Jornal O SUL DA MATA, a primeira edição dessa historia tão rica.


E foi com este mesmo pensamento que abraçamos a ideia e que só agora entregamos a todos por este blog São João Nepomuceno (JAM NEPOMUCKY como o fruto de uma união de pensamentos e esforços.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

A BANDA 16 DE MAIO

Grupo Musical “16 de Maio”

“Todo mineiro tem um trem de ferro apitando nas veias, uma montanha brilhando nos olhos e uma banda tocando nos ouvidos”

José Carlos Barroso

A corporação musical foi fundada em 1º de maio de 1950, tendo por ela passado importantes nomes da música sãojoanense, como os irmãos Arcanjo e Vicente Manzo, Laureto Alves do Nascimento e muitos outros maestros, compositores e dirigentes, que muito fizeram pela música e cultura de nossa terra.
Durante vários anos, as praças, as ruas, clubes e teatros foram palcos para esse grupo musical, que é história, que alcançou notoriedade em nosso país, conseguindo se apresentar na antiga Rádio Nacional do Rio de Janeiro, numa época em que a renomada emissora foi celeiro de respeitáveis artistas, grandes músicos e responsável pelo sucesso e glória de muitos destaques da música brasileira.
O sucesso da apresentação foi tamanho, que chegaram a alcançar outro grande feito para a época, ou seja a gravação de um Long Play (LP), contendo hinos dos clubes da cidade e peças em homenagens a pessoas, como também a músicos importantes de São João Nepomuceno (exemplar acervo da Fundação).
Depois de vários anos de sucesso sofreu e amargou por alguns anos uma paralisação, que foi sentida não só pelo meio musical São-Joanense, como também por toda comunidade, fato só reparado por ação da Fundação Cultural São João Nepomuceno, através de projetos de resgate e revitalização da cultura no Município.
No dia 16 de julho de 1999 em reunião solene, nos salões da Câmara Municipal e sobre os olhares e a saudade de antigos músicos e dirigentes aconteceu a tão esperada reativação do Grupo. Sob aplausos e lágrimas de muitos, pudemos ouvir novamente os sons do grupo musical que tantas alegrias viveu e fez viver.
No dia 21 de setembro de 1999 fez sua primeira apresentação pública marcando sua volta e a reinauguração do Centro Cultural “Gabriel Procópio Loures”, numa noite monumental e inesquecível.
O grupo musical agora com uma composição de vinte e cinco músicos, marcou sua volta, tendo como Presidente o Sr. José Carlos Inácio e como Maestro e Ensaiador o Sr. Adiel Xavier da Cunha. O grupo sob a coordenação e supervisão da Fundação Cultural São João Nepomuceno, presidida pelo Prefeito Célio Filgueiras Ferraz e administrada pelo Superintendente José Carlos Henriques Barroso, se apresentou por diversas cidades em encontros de bandas e foi um dos responsáveis pela abertura do primeiro encontro de bandas realizado em São João Nepomuceno no ano de 2000.
Paralelamente foi criada também uma escola musical e a Fundação Cultural apoiou também visando o aprendizado, aperfeiçoamento e renovação do Grupo.
A Prefeitura Municipal providenciou o restauro de cerca de quinze instrumentos musicais, peças preciosas de grande valor histórico. Um trabalho digno de elogios e que faz parte do projeto de revitalização da cultura iniciado com a criação da Fundação Cultural.
As cores da corporação musical são: a azul e branca, seguindo as cores do Município de São João Nepomuceno e tendo como distintivo uma lira dourada.
O repertório sempre diversificado retrata fielmente as bandas das cidades do interior de Minas, guardando como todas, suas preciosas características.
No ano de 2002, por contenção de despesas, a Fundação Cultural paralisou temporariamente o projeto iniciado devendo em breve retomá-lo. Aguardaremos o seu reinicio, com grande expectativa.

Um comentário:

  1. Prezado Senhores

    Me chamo Ricardo Manzo e em uma das páginas de meu site disponibilizei 3 itens muito interessantes sobre o "Grupo Musical 16 de Maio" mais especificamente sobre Arcanjo Manzo: 1) Clique e ouça uma audição do dobrado SETE IRMÃOS executado pela orquestra da Rádio Nacional com um interessante preâmbulo sobre a família Manzo. 2) Duas partituras compostas por pelo Maestro Arcanjo Manzo no formato PDF. Estas partituras me foram cedidas pelo neto de Arcanjo Manzo o primo Arquimedes Manzo Sobrinho. Veja tudo isso e muito mais a partir do link http://www.collectors.com.br/CS03/index.shtml

    Abraços
    Ricardo Manzo
    www.collectors.com.br
    Ouça a Rádio Collector's MPB
    http://www.collectors.com.br/radio/RadioCollectors.shtml

    ResponderExcluir

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO 1925

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO 1925

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO

NOSSAS MONTANHAS

NOSSAS MONTANHAS
UAI! SÃO AS MONTANHAS DE MINAS

TURMA DA 8ª SÉRIE DA E.M.CORONEL JOSÉ BRAZ

TURMA DA 8ª SÉRIE DA E.M.CORONEL JOSÉ BRAZ

SEM PALAVRAS!

SEM PALAVRAS!

A FABRICA DE TECIDOS

A FABRICA DE TECIDOS
FUNDADA EM 1895

ESCOLA CENTENÁRIA

ESCOLA CENTENÁRIA
ESCOLA MUNICIPAL CORONEL JOSÉ BRAZ

FANFARRA DO INSTITUTO BARROSO

FANFARRA DO INSTITUTO BARROSO
EM SEU INICIO

VISTA PARCIAL

VISTA PARCIAL
vista da matriz -São João a noite

A PREFEITURA HOJE

A PREFEITURA HOJE

O SOBRADO DE DONA PRUDENCIANA

O SOBRADO DE DONA PRUDENCIANA
O que restou da historia? UMA FOTO!!!