SÃO JOÃO NEPOMUCENO - JAN NEPOMUCKY

134 ANOS OU 173 ANOS?



Por José Carlos Barroso

Desde que começamos a estudar profundamente a historia de nosso Município muito nos intrigou as controvérsias de datas, até que levado pelas explicações e estudos do historiador e professor Cláudio Heleno Machado, resolvemos suscitar questões, sabedores de que qualquer atitude poderia estar revolucionando uma historia contada há tempos nos bancos escolares.

Foi como Superintendente da Fundação Cultural São João Nepomuceno, e no ano de 2003, que escrevendo a história do Município, seus grandes vultos, e suas instituições através dos tempos, além de algumas curiosidades, com as quais nos deparamos ao longo de nosso trabalho, é que propusemos uma reconstrução, um resgate mesmo, dos fatos históricos esperando que nossas autoridades aceitassem nossas posições e ponderações em torno da questão e se unissem e comungassem conosco desse esforço.

Infelizmente assim não entenderam, e todo o nosso esforço, foi interrompido, até que somente agora no ano de 2010, que a Fundação Cultural, acatando os nossos estudos e, ainda do historiador André Cabral, aquela proposição revolucionaria da história foi levada até nossa Câmara de Vereadores, quando então vimos coroada nossa proposição, isto em 29 de abril de 2010.

Não passam elas de simples afirmações evasivas e desconexas, são todas oriundas de profunda pesquisa e estudo além de serem embasadas no relato e conhecimento de grandes nomes e de importantes historiadores, como o Cônego Raimundo Trindade, Celso Falabella de Figueiredo Castro, Dr. José de Castro Azevedo, Dr. Paulo Roberto Medina, Padre Dr. José Vicente César, Professor Cláudio Heleno Machado, Professor Antonio Henrique Duarte Lacerda do Arquivo Público de Juiz de Fora, e agora André Cabral, dentre outros, todos amparados por rica bibliografia oriunda de arquivos, jornais e livros.

O importante é que não esmorecemos e, sempre esperamos, que nossas autoridades permanecessem solidárias à nossa proposta e pudessem endossá-las unindo esforços na tentativa de reconstrução e recuperação da história de nossa São João Nepomuceno

Para que nossos jovens, e crianças em particular pudessem ter em mãos um compêndio contendo um pouco de nossa história, para suas pesquisas, e conhecimento, e que nossos professores deste trabalho se utilizassem para seus estudos e informações profissionais, apresentamos no ano de 2003 no Jornal O SUL DA MATA, a primeira edição dessa historia tão rica.


E foi com este mesmo pensamento que abraçamos a ideia e que só agora entregamos a todos por este blog São João Nepomuceno (JAM NEPOMUCKY como o fruto de uma união de pensamentos e esforços.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

A ARTECA

Associação dos Artesãos, Artistas e Produtores Caseiros

Por José Carlos Barroso


Ano de 2003, chegamos à XVIII Semana da Cultura e XIII Expo Arte. Ao longo desses anos foi preocupação constante da Fundação Cultural a promoção da cultura, o intercâmbio cultural e o fomento das atividades artísticas, nos tornando sempre instrumentos facilitadores das ações culturais. A determinação em agirmos sempre com finalidade de criarmos oportunidades aos artistas são-joanenses, abrindo-lhes espaços para o desenvolvimento de seu potencial criativo, como também gerando oportunidades, para a descoberta de novos valores ou conquistando oportunidades diversas para comercialização de seus trabalhos, uma formula a mais na obtenção de novos recursos aumentando por conseguinte sua renda familiar; foi sempre uma preocupação.
E foi assim e com estes propósitos, que no ano de dois mil nasceu junto a X Expo Arte a ARTECA, que veio somente a funcionar em dezembro do ano de 2002 com a conquista de um grande presente ofertado pelo Prefeito Célio Ferraz por ocasião da XII Expo Arte ou seja a seção do antigo mercado do produtor da Avenida Tiradentes.
E em abril de 2003 a ARTECA passa a funcionar devidamente registrada, com personalidade jurídica, com uma diretoria devidamente constituída, sendo presidente da entidade a Sra Fátima Vieira Vieira quando então os trabalhos se iniciam de forma acelerada, com mudanças significativas, como grades e portões para darem maior segurança.
Foi a partir da Expo Arte que vieram as conquistas, muitos os valores que se tornaram conhecidos e é grande nossa satisfação por termos catalogados hoje pela Fundação Cultural cerca de cento e vinte artistas e junto a ARTECA cerca de cinqüenta e seis, entre artesãos, artistas e produtores caseiros, que estão distribuídos ao longo da Avenida Tancredo Neves em vinte e quatro box.
Por ocasião da Exposição Agropecuária os associados da ARTECA também lá expõem seus trabalhos dando vida ao galpão comercial industrial e cultural.
Durante toda a semana, algumas lojas funcionam normalmente no horário comercial, mas o forte mesmo acontece a partir de quinta feira quando todas funcionam das 13 às 18 horas e aos sábados das 8:00 as 12:00. Nos feriados o horário é previamente anunciado e de acordo com a maioria dos associados.
Com o funcionamento da ARTECA São João Nepomuceno se prepara para receber o turista e surge novo ponto comercial e turístico.
Você vai se encantar com tanta criatividade com a diversidade de trabalhos e produtos, muitos lá mesmo confeccionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO 1925

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO 1925

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO

NOSSAS MONTANHAS

NOSSAS MONTANHAS
UAI! SÃO AS MONTANHAS DE MINAS

TURMA DA 8ª SÉRIE DA E.M.CORONEL JOSÉ BRAZ

TURMA DA 8ª SÉRIE DA E.M.CORONEL JOSÉ BRAZ

SEM PALAVRAS!

SEM PALAVRAS!

A FABRICA DE TECIDOS

A FABRICA DE TECIDOS
FUNDADA EM 1895

ESCOLA CENTENÁRIA

ESCOLA CENTENÁRIA
ESCOLA MUNICIPAL CORONEL JOSÉ BRAZ

FANFARRA DO INSTITUTO BARROSO

FANFARRA DO INSTITUTO BARROSO
EM SEU INICIO

VISTA PARCIAL

VISTA PARCIAL
vista da matriz -São João a noite

A PREFEITURA HOJE

A PREFEITURA HOJE

O SOBRADO DE DONA PRUDENCIANA

O SOBRADO DE DONA PRUDENCIANA
O que restou da historia? UMA FOTO!!!