SÃO JOÃO NEPOMUCENO - JAN NEPOMUCKY

134 ANOS OU 173 ANOS?



Por José Carlos Barroso

Desde que começamos a estudar profundamente a historia de nosso Município muito nos intrigou as controvérsias de datas, até que levado pelas explicações e estudos do historiador e professor Cláudio Heleno Machado, resolvemos suscitar questões, sabedores de que qualquer atitude poderia estar revolucionando uma historia contada há tempos nos bancos escolares.

Foi como Superintendente da Fundação Cultural São João Nepomuceno, e no ano de 2003, que escrevendo a história do Município, seus grandes vultos, e suas instituições através dos tempos, além de algumas curiosidades, com as quais nos deparamos ao longo de nosso trabalho, é que propusemos uma reconstrução, um resgate mesmo, dos fatos históricos esperando que nossas autoridades aceitassem nossas posições e ponderações em torno da questão e se unissem e comungassem conosco desse esforço.

Infelizmente assim não entenderam, e todo o nosso esforço, foi interrompido, até que somente agora no ano de 2010, que a Fundação Cultural, acatando os nossos estudos e, ainda do historiador André Cabral, aquela proposição revolucionaria da história foi levada até nossa Câmara de Vereadores, quando então vimos coroada nossa proposição, isto em 29 de abril de 2010.

Não passam elas de simples afirmações evasivas e desconexas, são todas oriundas de profunda pesquisa e estudo além de serem embasadas no relato e conhecimento de grandes nomes e de importantes historiadores, como o Cônego Raimundo Trindade, Celso Falabella de Figueiredo Castro, Dr. José de Castro Azevedo, Dr. Paulo Roberto Medina, Padre Dr. José Vicente César, Professor Cláudio Heleno Machado, Professor Antonio Henrique Duarte Lacerda do Arquivo Público de Juiz de Fora, e agora André Cabral, dentre outros, todos amparados por rica bibliografia oriunda de arquivos, jornais e livros.

O importante é que não esmorecemos e, sempre esperamos, que nossas autoridades permanecessem solidárias à nossa proposta e pudessem endossá-las unindo esforços na tentativa de reconstrução e recuperação da história de nossa São João Nepomuceno

Para que nossos jovens, e crianças em particular pudessem ter em mãos um compêndio contendo um pouco de nossa história, para suas pesquisas, e conhecimento, e que nossos professores deste trabalho se utilizassem para seus estudos e informações profissionais, apresentamos no ano de 2003 no Jornal O SUL DA MATA, a primeira edição dessa historia tão rica.


E foi com este mesmo pensamento que abraçamos a ideia e que só agora entregamos a todos por este blog São João Nepomuceno (JAM NEPOMUCKY como o fruto de uma união de pensamentos e esforços.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

A HISTÓRIA DO BAIRRO TRES MARIAS

Três Marias é do Povo:
José Carlos Barroso


“Não há limites para aqueles que possuem a capacidade de sonhar e a determinação de transformar sonhos em realidade”
O O que estaremos relatando agora retrata com fidelidade o comprometimento de homens públicos com projetos de relevância social. Projetos que trazem em seu bojo a promoção e a valorização de uma classe desprovida e carente de homens, que possam defender suas causas.
Não nos compete o enaltecimento em particular de quem quer que seja e muito menos lhes apresentamos esta historia com este intuito e se o fazemos trata-se apenas de dar a Cezar o que é de Cezar, o que é dever de justiça principalmente quando tratamos de contar a historia de nossa terra, para que possa o presente conhecer a bravura de nossa gente e o futuro conhecer uma das mais belas paginas da historia de que tivemos a honra de viver e escrever.
Tudo isso para que não estejam nossos filhos, netos, nossos descendentes e conterrâneos sujeitos a conviver com a mancha das mazelas da lacuna, dos interstícios e do vazio do desconhecimento tal qual tivemos a insatisfação de viver.


Retrocedemos ao ano de 1988.
Até então, pouco ou nada de representativo se tinha feito para minimizar o problema, que se arrastava por diversos anos.
Começa aqui uma história de lutas e conquistas.
O ano de 1988 é o ano em que, os sonhos, que muitos se alimentavam começavam a se tornar realidade. Era o sonho de um povo, que Célio Ferraz, como Presidente do Diretório Municipal do PMDB tomou para si e com a fixa idéia de construir uma Nova Garbosa não se cansou até que conseguiu a liberação do terreno para a construção de residências populares.
Viagens e reuniões intermináveis marcaram esta conquista, que se deu pela contribuição de muitos amigos, dentre eles, Caio Vieira de Melo, Nilberto Moreira e o então Governador do Estado de Minas Gerais, Newton Cardoso.
Uma conquista com sabor inigualável, quando nos lembramos da ação dos derrotistas, dos incrédulos, dos que denigrem e são contrários pelo simples fato de serem a favor do contra.
É mais fácil duvidar do que realizar, porque realizar requer trabalho e são bem poucos os que trabalham para o povo.
Mas eles, os que duvidavam, não tinham razão para tal, pois conheciam a personalidade marcante de Célio Ferraz.
Torna ele então, evidente toda sua determinação em querer realizar, de mostrar a seus conterrâneos um trabalho sério, a ser desenvolvido com competência, mas com honestidade acima de tudo. Assim embarcamos todos, imbuídos dos mesmos propósitos, planejando passo a passo.
E a firmeza das palavras e a verdade das ações mudaram o rumo da história. O povo assimila os ideais do grande timoneiro.
Chegamos ao ano de 1989; Célio Ferraz agora eleito Prefeito de São João Nepomuceno. A realidade cada dia mais perto do povo.
Nascia a Adm. 89/92 “Construindo uma Nova Garbosa”.Com ela nascia também o Bairro Três Marias. Começam as surgir as primeiras ruas. Inicia Célio Ferraz literalmente de picareta nas mãos as obras das primeiras residências.
O menino pobre, engraxate, verdureiro, comerciante, o homem sério, mas de coração aberto, o amigo das crianças, “o balainho” se tornaria o “João de Barro” dos mais necessitados.
Ninguém conhecia de fato a razão de sua obstinação. Uma obsessão que se traduzia em prazer e vitória de tantos, que ainda não tinham sentido a alegria de se verem livres do malfadado aluguel.
Sob intensa emoção as primeiras casas são entregues ao povo em maio de 1990. Um a um os sonhos se cristalizavam.
As lágrimas de alguns, os sorrisos de todos. Era o sorriso e a alegria o fator multiplicador e contagiante de uma grande massa.
Aí vieram as outras ruas, as redes pluviais e de esgoto, a rede elétrica, o calçamento, o asfaltamento. Paulatinamente iam surgindo as residências e as melhorias.
Estávamos em um só barco e Antônio Jacques Barbosa de Moraes um outro amigo do povo inicia a trajetória de continuidade de um trabalho sério e competente. Trabalhos da Adm. 93/96- “O trabalho continua.”
E vieram ainda, a construção da Escola Municipal Três Marias, o CAIC Dona Prudenciana Faustina de São José.
A este trabalho se somam a Deputada Federal Maria Elvira Sales Ferreira e o Deputado Estadual José Maria de Barros que assimilaram os ideais de Célio e Antonio Jacques.
Passa o bairro Três Marias a ser o único bairro da cidade com sistema de tratamento da água de esgoto, pois o mesmo foi dotado de dois filtros biológicos, projeto que valeu até premiação à Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno e ao Engenheiro Dr. Milton Salgado Filho, pela Fundação Ford e Fundação Getúlio Vargas, ficando o mesmo entre os 100 melhores projetos de obra pública do País.
Depois mais amigos se somam ao ideal de Célio Ferraz, desta feita o Governador de Minas Gerais Itamar Franco, sensibilizado com a argumentação, que sustenta a solicitação de doação de terreno ao Município de São João Nepomuceno para construção de residências populares enviou à Assembléia Legislativa projeto de lei que os senhores Deputados Estaduais prontamente acolheram aprovando-o.
Com este ato o Município de São João Nepomuceno passa a ser o proprietário de fato e de direito do terreno que abriga o bairro Três Marias.
De posse dos documentos pertinentes e devidamente registrados em cartório o Prefeito Célio Ferraz marca mais um capítulo na história de nossa cidade e determina que seja enviado para a Câmara Municipal projeto de lei de doação de terrenos aos que lá já se estabeleceram, residencial ou comercialmente.
A Câmara Municipal acolhe unanimemente a proposta e o Prefeito Célio Ferraz convoca a todos os beneficiados para a seção de entrega da permissão de posse a vários beneficiados em noite memorável e inédita por parte de uma administração publica. Ele ainda consegue redução de taxas nos cartórios para o registro de propriedade, possibilitando a tantos a alegria tão sonhada.
Escreve assim o Prefeito Célio Ferraz um epílogo, com traços perfeitos daquele que escreve a história, com trabalho e competência. Um final feliz para um povo que reconhece a verdade, que é sábio e que sabe o que quer.
Um final de “feliz cidade.”
Assim: “O Bairro Três Marias é do povo”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO 1925

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO 1925

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO

NOSSAS MONTANHAS

NOSSAS MONTANHAS
UAI! SÃO AS MONTANHAS DE MINAS

TURMA DA 8ª SÉRIE DA E.M.CORONEL JOSÉ BRAZ

TURMA DA 8ª SÉRIE DA E.M.CORONEL JOSÉ BRAZ

SEM PALAVRAS!

SEM PALAVRAS!

A FABRICA DE TECIDOS

A FABRICA DE TECIDOS
FUNDADA EM 1895

ESCOLA CENTENÁRIA

ESCOLA CENTENÁRIA
ESCOLA MUNICIPAL CORONEL JOSÉ BRAZ

FANFARRA DO INSTITUTO BARROSO

FANFARRA DO INSTITUTO BARROSO
EM SEU INICIO

VISTA PARCIAL

VISTA PARCIAL
vista da matriz -São João a noite

A PREFEITURA HOJE

A PREFEITURA HOJE

O SOBRADO DE DONA PRUDENCIANA

O SOBRADO DE DONA PRUDENCIANA
O que restou da historia? UMA FOTO!!!