Por Nei Medina
Bons tempos!
Bailes com orquestras; espetaculares orquestras. Aqui em São João Nepomuceno, a Orquestra Eldorado iniciou suas atividades nos anos 40. Meu Tio, João Baptista Furlan, músico, arranjador e pistonistas dos melhores, começou sua carreira na na Orquestra Eldorado no início dos anos 50 com apenas 17 anos. Orgulhoso, me conta muitas histórias relacionadas à Orquestra. Diz que na antiga linha férrea, de Ponte Nova ao Rio de Janeiro, a Orquestra tocou em praticamente todas as cidades. Além do Carangola Tênis Club, Petropolitano, Hotel Quitandinha, São Paulo, Uberlândia...Um fato marcante foi se apresentar(anos 50) no Petropolitano, sábado de carnaval.
A capital da República era o Rio de Janeiro, e nesta época, era costume fazer 4 bailes de Gala: sábado no Petropolitano; domingo no Hotel Glória; segunda no Hotel Quitandinha e finalmente na terça no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Isso mesmo! Uma Orquestra de São João Nepomuceno tocando músicas de carnaval para a elite dos Políticos e sociedade Fluminense.
Outro fato marcante mas lamentável, foi recusar o convite para se apresentar na Sede Social do Fluminense em Álvaro Chaves. Os compromissos agendados anteriormente impossibilitaram que o Tricolor João Furlan fechasse este contrato. A Orquestra era muito solicitada.Em resumo, com Heleno de Freitas, Alírio Guazi(Fluminense), Helenize de Freitas(Makienze e Seleção Brasileira de Volei),Rubens Paixão (treinador de Futsal - Grajaú e Seleção Carioca), Piorra, Simão, Wellington Fajardo, Adil(Corinthians), Ayupe(Vasco), Zé Luiz(Cruzeiro), Herilene de Freitas (natação), Emmerson Nogueira, Ricardo Itaboray, Pablo(Cruzeiro), Ricardo Sporch(bicicross), Osni Júnior(motocross) e tantos outros, antes de todos estes, a Orquestra Eldorado tocava, cantava e encantava milhares de brasileiros.
Na foto que ilustra este blog vemos: Rui Barbosa na sanfona; José do Baixo no baixo, Sr. Jura e João Furlan no Sax, Noé e José Carlos Furlan no Piston, João "mamão" Erasmo no trombone, Pisca no violão, entre outros.
Obrigado ao amigo Nei Medina que em seu blog ofertou-nos esta preciosidade e esta rica lembrança desta que foi uma das maiores orquestras de Minas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário