SÃO JOÃO NEPOMUCENO - JAN NEPOMUCKY

134 ANOS OU 173 ANOS?



Por José Carlos Barroso

Desde que começamos a estudar profundamente a historia de nosso Município muito nos intrigou as controvérsias de datas, até que levado pelas explicações e estudos do historiador e professor Cláudio Heleno Machado, resolvemos suscitar questões, sabedores de que qualquer atitude poderia estar revolucionando uma historia contada há tempos nos bancos escolares.

Foi como Superintendente da Fundação Cultural São João Nepomuceno, e no ano de 2003, que escrevendo a história do Município, seus grandes vultos, e suas instituições através dos tempos, além de algumas curiosidades, com as quais nos deparamos ao longo de nosso trabalho, é que propusemos uma reconstrução, um resgate mesmo, dos fatos históricos esperando que nossas autoridades aceitassem nossas posições e ponderações em torno da questão e se unissem e comungassem conosco desse esforço.

Infelizmente assim não entenderam, e todo o nosso esforço, foi interrompido, até que somente agora no ano de 2010, que a Fundação Cultural, acatando os nossos estudos e, ainda do historiador André Cabral, aquela proposição revolucionaria da história foi levada até nossa Câmara de Vereadores, quando então vimos coroada nossa proposição, isto em 29 de abril de 2010.

Não passam elas de simples afirmações evasivas e desconexas, são todas oriundas de profunda pesquisa e estudo além de serem embasadas no relato e conhecimento de grandes nomes e de importantes historiadores, como o Cônego Raimundo Trindade, Celso Falabella de Figueiredo Castro, Dr. José de Castro Azevedo, Dr. Paulo Roberto Medina, Padre Dr. José Vicente César, Professor Cláudio Heleno Machado, Professor Antonio Henrique Duarte Lacerda do Arquivo Público de Juiz de Fora, e agora André Cabral, dentre outros, todos amparados por rica bibliografia oriunda de arquivos, jornais e livros.

O importante é que não esmorecemos e, sempre esperamos, que nossas autoridades permanecessem solidárias à nossa proposta e pudessem endossá-las unindo esforços na tentativa de reconstrução e recuperação da história de nossa São João Nepomuceno

Para que nossos jovens, e crianças em particular pudessem ter em mãos um compêndio contendo um pouco de nossa história, para suas pesquisas, e conhecimento, e que nossos professores deste trabalho se utilizassem para seus estudos e informações profissionais, apresentamos no ano de 2003 no Jornal O SUL DA MATA, a primeira edição dessa historia tão rica.


E foi com este mesmo pensamento que abraçamos a ideia e que só agora entregamos a todos por este blog São João Nepomuceno (JAM NEPOMUCKY como o fruto de uma união de pensamentos e esforços.

sábado, 27 de dezembro de 2014

A HISTORIA:

IMAGEM DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO É RESTAURADA E ENTREGUE À POPULAÇÃO

COMENTANDO SOBRE A CULTURA SÃO-JOANENSE:

Na tarde de 23/12, a imagem do santo São João Nepomuceno que fica no saguão da Prefeitura desde o ano de 1981, retornou à cidade depois de alguns meses, pois a mesma estava sendo restaurada pelo especialista em conservação e restauração, Valtencir Almeida dos Passos na cidade de Juiz de Fora.


O pedido de restauração da escultura em madeira maciça entalhada e policromada diretamente sobre o suporte foi feito pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de São João Nepomuceno para a aprovação do prefeito municipal. “O conselho examinando a situação precária que estava a peça, e logo na entrada da Prefeitura chegou ao consenso de que seria de extrema urgência o trabalho de restauração, pois poderíamos perdê-la em breve”, comentou o presidente do Conselho.

A imagem

Imagem confeccionada pelo escultor Ademar Inácio dos Santos, santeiro pernambucano popularmente conhecido por Ademar de Jupi. O santeiro encontra-se ainda em atividade, sendo o principal artista sacro daquele estado na atualidade. Em entrevista com o escultor, realizada no início de 2014, o mesmo reconheceu a imagem confeccionada há mais de três décadas, época do inicio de sua atividade.

O escultor confirma que executou a imagem tendo como referencia uma imagem erudita existente no convento de Igarassú – Pernambuco, o que explica a característica formal e estilística de tratar-se imagem de fronteira (executada por artista autodidata e com elementos de imagem erudita). Antes da restauração, a imagem apresentava alguns danos causados pela manipulação e ataque de insetos xilófagos (inseto que se alimenta de madeira, como o cupim).


A imagem foi doada ao Município de São João Nepomuceno pela Telecomunicações Pernambuco em 16 de maio de 1981, quando das homenagens comemorativas aos 101 anos de emancipação politico e administrativa do Município. À época era Prefeito Municipal o Sr. Antônio Cavalheiro sendo seu Vice o Dr. José Wagner Fávero. Importante destacar que era Presidente da Telecomunicações de Pernambuco o são-joanense Aymore Pinto responsável direto pela doação.   

O santo São João Nepomuceno

São João Nepomuceno foi pregador na corte de Venceslau IV em Praga e confessor da rainha sua mulher, mas, ao negar a divulgar os segredos das confissões dela foi morto, depois de ter sido torturado e lançado ao rio Moldava. Tornou-se assim o primeiro mártir do selo da confissão e o patrono contra calúnias, devido à maneira de sua morte.

A imagem em questão apresenta-se vestido de sacerdote com túnica longa de cor violeta até os pés e sobre túnica curta de cor esverdeada até a altura da cintura e uma capa de cor vermelha presa ao pescoço pendente também até a cintura. O braço esquerdo da imagem flexionado lateralmente apresenta a mão esquerda entreaberta, erguida ao alto empunhando uma palma em tom verde, símbolo de seu martírio.

por Márcio Sabones
com comentários adicionais de José Carlos Barroso
Fotos: Márcio Sabones

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO 1925

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO 1925

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO

CAPELINHA DE SANTO ANTONIO

NOSSAS MONTANHAS

NOSSAS MONTANHAS
UAI! SÃO AS MONTANHAS DE MINAS

TURMA DA 8ª SÉRIE DA E.M.CORONEL JOSÉ BRAZ

TURMA DA 8ª SÉRIE DA E.M.CORONEL JOSÉ BRAZ

SEM PALAVRAS!

SEM PALAVRAS!

A FABRICA DE TECIDOS

A FABRICA DE TECIDOS
FUNDADA EM 1895

ESCOLA CENTENÁRIA

ESCOLA CENTENÁRIA
ESCOLA MUNICIPAL CORONEL JOSÉ BRAZ

FANFARRA DO INSTITUTO BARROSO

FANFARRA DO INSTITUTO BARROSO
EM SEU INICIO

VISTA PARCIAL

VISTA PARCIAL
vista da matriz -São João a noite

A PREFEITURA HOJE

A PREFEITURA HOJE

O SOBRADO DE DONA PRUDENCIANA

O SOBRADO DE DONA PRUDENCIANA
O que restou da historia? UMA FOTO!!!